Abandonado na Montanha

Neste Artigo: Deixado Para Trás Pelo Amigo Após o Acidente e Temas Para Conversas com Familiares e Amigos

 

Sinopse 

Os alpinistas Joe Simpson e Simon Yates venceram a face oeste da Siula Grande, uma montanha de 6.340 metros nos Alpes Peruanos. Ao descerem ligados por uma corda, Simpson sofreu um acidente que o deixou com uma perna fraturada, pendurado em um penhasco. O companheiro, para não ser puxado para o abismo, cortou a corda que os ligava. Surpreendentemente Joe Simpson sobreviveu à queda e rastejou durante dias, à dores lancinantes, até o acampamento que era perto de um lago. O dia memorável de triunfo tornou-se uma luta pela sua própria vida.

Uma Paixão de Infância

Joe Simpson nasceu em Kuala Lumpur, Malásia, em 13 de agosto de 1960. Seu pai era militar britânico e sua mãe irlandesa. Joe teve uma educação multicultural, pois frequentou várias escolas nos muitos países onde seu pai prestou serviço. Na idade de 14 anos ele leu um livro que mudaria sua vida: The White Spider, de Heinrich Harrer, que conta com dramaticidade a conquista da face norte da montanha Eiger nos alpes suíços, um paredão traiçoeiro e praticamente vertical. Ele se apaixonou pela escalada e a partir daí se dedicou a aprender as técnicas para escalar as montanhas mais difíceis na Escócia, Andes, Himalaia e Alpes.

Simon, Joe e nativos da região a caminho da montanha
Simon, Joe e nativos da região a caminho da montanha

Chegada ao Topo

No ano de 1985, Joe Simpson e seu colega de escalada Simon Yates desembarcaram no Peru com o fim de vencer a face oeste da Siula Grande, uma montanha de 6.340 metros. Por ser uma região isolada, eles caminharam por dois dias até finalmente montarem acampamento na sua base da montanha. A Siula Grande foi para eles um desafio que demandou muito esforço e paciência, pois a região é conhecida pelo clima instável e por isso muitas equipes não conseguiram vencê-la.

O mau tempo de fato atrapalhou a subida de Simpson e Yates mas eles conseguiram chegar ao topo e comemoraram com entusiasmo a conquista.

Face oeste da Siula Grande
Face oeste da Siula Grande

Descida e Acidente Catastróficos

Joe e Simon começaram a se preparar para descer. A melhor técnica para não causar um acidente a ser usada naquela ocasião seria eles estarem ligados um ao outro por uma corda de 45m. Joe desceria na frente e esperaria Simon quando a corda esticasse e depois continuaria a descida. Assim fariam até chegarem ao acampamento. Joe estava devidamente equipado com botas de grandes grampos, martelo e um machado especial. À uma certa altura, sobre uma grande pedra de gelo, Joe estava fixando o machado quando ouviu um estalo e o chao onde estava cedeu. Ao cair, ele bateu forte a canela direita que fraturou imediatamente. A perna esquerda, que ficou presa na corda, teve o joelho seriamente comprometido e inchava rapidamente. Aos gritos de dor ele continuou deslizando até a corda esticar.

Já escurecia e os ventos fortes e gelados anunciavam uma terrível tempestade.

Montanha Siula Grande nos Alpes Peruanos
Montanha Siula Grande nos Alpes Peruanos

Em Queda Vertiginosa

Simon viu o acidente e perguntou se Joe estava bem, mas sua feição mudou quando ouviu que seu companheiro estava com uma perna fraturada e não podia andar. Eles ainda tinham uma encosta de 915m para descer. Joe estava numa espécie de rampa que dava para uma fenda ao fundo. Em Simon a corda estava acoplada em um dispositivo que permitia descer Joe aos poucos. Queriam descer até alcançar o piso da fenda, que estava há aproximadamente 90m. Quando Joe estava a 30m do chão, Simon teve medo de escorregar e os dois caírem na cratera. Nesse momento ele cortou a corda e viu Joe cair e desaparecer no buraco frio e escuro.

Rastejando

Com a queda, Joe Simpson se machucou ainda mais e ficou imóvel por um tempo. Ele pensou que Simon talvez fosse procurar uma outra entrada para socorrê-lo. O tempo passava e mesmo sentindo dores, Joe conseguiu dormir um pouco e passou a noite na caverna.

De manhã Joe percebeu que a luz do sol entrava por algumas passagens e ele começou a rastejar para encontrar uma saída. Logo ele encontrou uma descida íngreme e com seu martelo como âncora, começou a descer de rapel.

Ao chegar no solo, ele viu que tinha ainda um longo trajeto a fazer montanha abaixo.

Para matar um pouco a sede, Joe comia a neve. No final do segundo dia de descida, uma avalanche o empurrou mais abaixo e ele ficou imóvel respirando pela pequena janela que ele fez na neve. Já era noite e então Joe dormiu um pouco.

No terceiro dia após o acidente, depois de se arrastar por quilômetros, ele viu as pegadas do amigo. Ainda levariam dois dias se arrastando até alcançar o acampamento.

No Acampamento

Simon Yates já estava há cinco dias no acampamento e apesar de não querer ir embora, avisou a uma pessoa contratada para cuidar da barraca que chamasse o transporte de mulas para o dia seguinte. Joe estava ainda há dois quilômetros dali, mas já via o lago. Ele tinha que se arrastar mais rápido para chegar antes do anoitecer. Exausto e faminto, ele gritava com as forças que tinha para chamar a atenção, mas a fraqueza não permitiu que fossem gritos fortes. Para sua surpresa, Simon ouviu o chamado e foi socorrê-lo.

Joe Simpson deixando o acampamento
Joe Simpson deixando o acampamento

De Volta Para Casa

Partiram do acampamento no dia seguinte, mas levaram dois dias montados em mulas até chegarem a Cajatambo, de onde pegaram um transporte até Lima.

No hospital ficaram ainda mais dois dias até Joe Simpson ser submetido à cirurgia. Ele passou por um longo período de reabilitação até voltar às montanhas.

Joe Simpson escreveu livros contando sua história e atualmente faz palestras de motivação.

 

Veja os Interessantes Temas Deste Post Para Conversar Com Familiares e Amigos:

  • Companheirismo: Simpson e Yates tinham plena confiança e uma grande empatia um pelo outro quando se dispuseram a subir a montanha. Eles planejaram e prepararam a aventura juntos e comemoraram muito ao alcançar o topo.
  • Resiliência: Joe Simpson de forma alguma desiste de sair da fenda onde foi deixado. Com perseverança, mesmo sentindo dores e exausto, ele se esforçou, rastejando, para passar a encosta e chegar ao acampamento antes que Yates fosse embora.
  • Esperança: Simpson manteve o foco na esperança de sobreviver a um acidente extremamente difícil. Ele procurou se concentrar e tomar suas decisões, uma a uma, com o objetivo de manter-se vivo e ser socorrido.  

*

*

Assista Ao Short Desta História!

Leia A Incrível História de

Sobrevivi Ao Voo 626.

 

 

Acesse nossos canais: YouTube, Pinterest, Instagram !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *