Skip to content

ESTOU VIVO

Inspire-se Com As Mais Dramáticas Histórias De Sobrevivência!

  • Home
  • Blog
  • Herói de Natal

Herói de Natal

Posted on 6 de Novembro de 202310 de Maio de 2025 By EstouVivo.com.br Sem comentários em Herói de Natal
Blog, REFÉNS
Post Views: 320

Neste Artigo: Uma Ação Rápida Para Salvar Vidas no Natal e Temas Para Conversas com Familiares e Amigos

 

Sinopse 

Faltavam apenas 20 minutos para o pouso do voo 253 em Detroit no Dia de Natal de 2009. O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab detonou um explosivo a bordo e um incêndio começou na cabine. Jasper Schuringa, um passageiro holandês, imobilizou e algemou o terrorista permitindo que a aeronave pousasse com segurança no seu destino.

Falsa Tranquilidade 

Na véspera Umar Farouk Abdulmutallab, nigeriano de 23 anos primeiramente embarcou às 23 horas no voo 588 da KLM em Lagos, Nigéria, com destino ao Aeroporto de Schiphol, Amsterdã. Com apenas uma mala como bagagem, ele fez o check-in no voo 253 da Northwest com destino a Detroit na manhã seguinte. Umar ocupou a poltrona 19A e lá ficou durante oito horas. 
O voo partiu às 8h45 com 279 passageiros e 11 tripulantes. A grande maioria tinha a expectativa e a esperança de chegar a tempo de passar o Natal com familiares. 
Faltando aproximadamente 20 minutos para a aterrisagem, Umar cobriu-se com o cobertor e então com uma pequena seringa injetou ácido no recipiente plástico costurado em sua cueca. Esse recipiente continha cerca de 80g do poderoso e explosivo tetranitrato pentaeritritol (PETN), um pó da mesma família da nitroglicerina. 

Reação Rápida

Uma explosão aconteceu imediatamente. As roupas de  Abdulmutallab queimavam e ao mesmo tempo o fogo começou a consumir a lateral de sua poltrona. Havia muita fumaça. Em seguida as chamas começaram a se espalhar rápido. Literalmente as paredes da aeronave pingavam gotas de plástico incandescente. As pessoas despertaram com o estrondo e começaram a gritar. Algumas desmaiaram. 
Jasper Schuringa, que trabalhava como diretor de filmes de baixo-custo em Amsterdã, estava sentado na mesma fila. Ele pulou na direção de Umar com a finalidade de apagar as chamas que estavam nas suas roupas. Neste momento, comissários já estavam correndo em direção ao fogo com extintores em mãos. Schuringa foi queimado nas mãos pelos produtos químicos que fumegavam as roupas de Abdulmutallab. Os extintores foram usados para finalmente terminar de apagar o fogo. Neste momento, um passageiro encontrou a seringa já deformada pelo calor. Qualquer suspeita de curto-circuito ou algo parecido no avião caíam por terra. Estava claro que não se tratava de um acidente.
Trajeto do terrorista Umar Farouk Abdulmutallab
Trajeto do terrorista Umar Farouk Abdulmutallab

Isolado

Schuringa, mesmo com as mãos queimadas, arrastou o suspeito para a classe executiva, na parte da frente do avião. Para garantir que não tinha nenhum outro explosivo ele tirou as roupas de Abdulmutallab. Depois um membro da tripulação colocou algemas de plástico em Umar e assim garantiu sua imobilização. Todos aplaudiram Jasper Schuringa enquanto se dirigia à sua poltrona.
Se o dispositivo tivesse explodido adequadamente haveria uma despressurização na cabine e consequentemente algum efeito catastrófico na fuselagem, que poderia se romper em pleno voo. Seria o fim do voo 253 da Northwest. Em testes verificou-se que se por exemplo todos os 50g de PETN fossem consumidos numa explosão, eles seriam suficientes para abrir um buraco na lateral do avião. 

Autoria e Prisão Federal

Abdulmutallab ficou algemado e mantido isolado enquanto a aeronave fazia um pouso de emergência pouco antes das 13h no Aeroporto de Detroit. Ao aterrizar, o terrorista foi primeiramente preso e depois levado ao hospital.
A Al-Qaeda assumiu a autoria do ataque três dias depois. Quanto a Umar Farouk Abdulmutallab, ele confirmou em depoimento que havia viajado ao Iêmen para fazer parte da Jihad islâmica e receber os explosivos e treinamento da Al-Qaeda. Um tribunal federal o indiciou por oito acusações incluindo tentativa de homicídio e uso de arma de destruição em massa e o sentenciou a quatro penas de prisão perpétua mais 50 anos. Ele cumpre pena na Penitenciária Federal em Florence, Colorado.
Jasper Schuringa recebe a medalha da cidade de Amsterdam.
Jasper Schuringa recebe a medalha da cidade de Amsterdam.

Homenagens à Coragem

Jasper Schuringa recebeu várias condecorações de bravura, destacando-se a Medalha de Honra da Cidade de Amsterdã entregue pelo prefeito da cidade em 21 de maio de 2010.

Veja os Interessantes Temas Deste Post Para Conversar Com Familiares e Amigos:

  • Prontidão: Jasper Schuringa imediatamente assumiu a responsabilidade de impedir que o ataque se consumasse. Sua ação determinada e ágil garantiu a segurança dele, da tripulação e dos passageiros.
  • Moral: A ação de Schuringa refletiu um grande senso de integridade moral de fazer o que é certo. A proteção de todos no avião foi a motivação para seu ato rápido e destemido. 
  • Caráter: A atitude de Jasper Schuringa demonstrou uma nobreza de caráter e grandeza de agir em prol de outras pessoas, mesmo quando isso significa riscos a si mesmo.
Assista Ao Short Desta História!


Sem Experiência, Mas Com Coragem! Conheça o Capitão Adolescente!
Acesse Nosso Canal no YouTube!
Etiquetas: bomba garota do porao secreto heroi heroi de Natal historia Natal northwest terrorismo terrorista voo

Navegação de artigos

❮ Previous Post: O Último Homem de Cabul
Next Post: O Capitão Adolescente ❯

Você Pode Gostar

Blog
Atravessando Campos de Execução
Blog
Enclausurado em Beirute
Blog
A Garota do Porão Secreto
Blog
60 Horas Debaixo D’água

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Mais Lidos

  1. A Garota do Porão Secreto
  2. Explosão no Lado Escuro da Lua
  3. A Fuga do Filósofo
  4. 117 Dias à Deriva
  5. Herói de Natal
  • Blog
  • GUERRA
  • NAUFRÁGIOS
  • PRISIONEIROS
  • REFÉNS
  • SOBREVIVENTES
  • SOBREVIVENTES
  • REFÉNS
  • NAUFRÁGIOS
  • GUERRA
  • PRISIONEIROS

Copyright de Seus Respectivos Proprietarios © 2025 ESTOU VIVO.

Theme: Oceanly News Dark by ScriptsTown