Neste artigo: O Drama da Mulher Que Escapou de Três Catástrofes no Mar, incluindo o Titanic e Temas Para Conversas com Familiares
Sinopse
Navios “Irmãos”

Infância e Adolescência Difíceis

Atraente Demais

Primeiro Desastre: Olympic
Essa colisão é cercada de grande mistério na vida de Violet e ela não a explorou no seu livro de memórias. Perguntada porque omitiu este episódio, Violet simplesmente desconversou, dizendo que o acidente entre o Olympic e o Hawke foi mais difícil entre todos os que ela havia vivenciado e era tudo que poderia falar. Até hoje não se sabe o que foi tão traumático para ela neste acidente.

Segundo Desastre: Titanic
Aos 24 anos, Violet Jessop foi escalada para trabalhar na primeira viagem do RMS Titanic. Era 10 de abril de 1912. A viagem no imenso navio de luxo teve seu fim em 14 de abril, apenas 4 dias depois da partida, quando atingiu um iceberg no Atlântico Norte. O tempo entre a colisão e ir totalmente a pique foi de pouco mais de duas horas.

Bote 16 e Bebê

Terceiro Desastre: Britannic
Durante a Primeira Guerra Mundial, Jessop serviu como enfermeira da Cruz Vermelha Britânica. Na manhã de 21 de novembro de 1916, em plena Primeira Guerra Mundial, ela estava a bordo do HMHS Britannic, um transatlântico da White Star Line que havia sido convertido em navio-hospital. A gigante embarcação cruzava o Mar Egeu quando ocorreu uma estrondosa explosão na casa de máquinas. O dano foi tal que o imenso navio foi a pique em inacreditáveis 57 minutos, matando 30 pessoas.
As autoridades britânicas levantaram a hipótese de que o navio foi atingido por um torpedo ou atingiu uma mina aquática plantada pelas forças alemãs. Teorias da conspiração até circularam sugerindo que os britânicos foram responsáveis por afundar seu próprio navio. Nenhuma dessas suposições foi confirmada e não há, até hoje, conclusões definitivas sobre a verdadeira causa da explosão.

Diferentemente de seus “irmãos”, o Britannic tinha botes salva-vidas suficientes para passageiros e tripulação. Jessop e outros passageiros embarcaram rapidamente e logo foram baixados. Nesse momento, a proa, isto é, a parte da frente do navio, estava totalmente inundada. Já na água, eles perceberam que as hélices gigantes do barco, que estavam expostas e parcialmente fora da água girando em velocidade máxima, estavam sugando os botes salva-vidas sob a popa. O bote era literalmente puxado em direção às lâminas das hélices.
Telefonema Misterioso
Anos após sua aposentadoria, Jessop alegou ter recebido um telefonema, em uma noite de tempestade, de uma mulher que lhe perguntou: “Na noite do naufrágio do Titanic, você salvou um bebê e estava com ele no bote?”. “Sim”, respondeu Jessop. A voz então disse: “Eu era aquele bebê!”, deu uma sonora gargalhada e desligou.
Seu amigo e biógrafo John Maxtone-Graham disse que provavelmente eram algumas crianças da aldeia brincando com ela. Ela respondeu: “Não, John, eu nunca tinha contado essa história a ninguém antes de lhe contar agora.” Os registros indicam que o único bebê no barco 16 era Assad Thomas, que foi entregue a Edwina Troutt e depois se reuniu com sua mãe no Carpathia.
Violet Jessop, que ganhou o apelido de “Senhorita Insubmergível”, morreu de insuficiência cardíaca em 1971, aos 83 anos.
Veja os Interessantes Temas Deste Post Para Conversar Com Familiares e Amigos:
- Colaborativa: Violet Jessop praticamente assumiu a responsabilidade de cuidar de seus irmãos enquanto não trabalhava. Por viverem em uma situação sem luxo e rodeada de necessidades, foi a forma que Violet encontrou para cooperar com a família.
- Persistência: Mesmo depois de ter passado por experiência traumática no acidente do Olympic, Violet não abandonou o trabalho em navios. E foi assim após passar pelos naufrágios do Titanic e do Britannic. Ela não mudou de atividade, trabalhando em empresas de navegação até se aposentar.
- Inteligente: Violet Constance Jessop teve que ser pragmática para vencer o obstáculo da juventude e beleza na sua entrevista de emprego: uma vez que eles precisavam de alguém com aparência de pessoa mais velha, ela se maquiou como tal e vestiu-se com roupas fora de moda. Deste modo, ela conseguiu a vaga.
Assista Ao Short Desta História! | ![]() Uma Verdadeira História de Superação! Leia Em A Garota Do Porão Secreto!
|
https://youtube.com/@estouvivo